ABI - Liberdade de imprensa
CORRUPÇÃO

Prefeito é condenado por fraude em licitação e desvio de verbas públicas

Pena estabelecida pela Justiça Federal é de sete anos de prisão

10/06/2021 09h31
Por: Vanderlei Filho
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

O prefeito do município de Esperança, cidade distante 159 km de João pessoa, Nobson Pedro de Almeida (PP) conhecido por Nobinho, foi condenado a sete anos de prisão pelos crimes de fraude em licitação, apropriação e desvios de verbas federais. A decisão foi tomada pelo juiz da 6ª Vara da Justiça Federal na Paraíba, Gustavo de Paiva Gadelha.

Segundo o texto da decisão, os crimes teriam ocorrido na celebração de um convênio entre a Prefeitura de Esperança e o Ministério do Turismo, em 2009, no valor total de R$ 262,5 mil.

“Os certames e o processo de inexigibilidade realizados para executar o aludido Convênio teriam apresentado inúmeras irregularidades, indicando a montagem posterior de procedimentos licitatórios pelos agentes públicos, em conluio com os empresários participantes, a fim de favorecer as empresas vencedoras dos procedimentos licitatórios em questão”, diz um trecho da decisão.

Os crimes foram denunciados posteriormente pelo Ministério Público Federal, em 2016.

Nobinho foi gestor da cidade entre 2009 e 2012, época que os crimes ocorreram. Em 2017, ele voltou ao cargo e em 2020 foi reeleito para mais um mandato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.