ABI - Liberdade de imprensa
DEBATE

Comissão debate comunicação pública para a população negra

O debate é uma iniciativa da deputada Benedita da Silva.

11/06/2021 10h41Atualizado há 1 semana
Por: Fernanda Souza
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência na segunda-feira (14/06) para discutir a importância da comunicação pública para a população negra brasileira.

O debate é uma iniciativa da deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Ela destaca que os cidadãos necessitam ter voz ativa para promover mobilização social e mudanças culturais. "A comunicação pública representa um forte aliado nesse processo, em prol de ações mais democráticas e afirmativas, de inserção do componente racial e da diversidade na pauta das políticas públicas", diz.

Na opinião dela, no entanto, o governo Bolsonaro tem provocado retrocessos ao estimular a privatização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e eliminar a exibição de conteúdos que busquem combater o racismo estrutural.

Em abril, o Executivo incluiu a EBC no Programa Nacional de Desestatização (PND). Segundo o Planalto, “o objetivo primordial da medida é desenvolver estudos com vistas a avaliar, primeiro, a possibilidade de execução da política pública sem a necessidade de manutenção de uma estatal e, em segundo lugar, a melhor modalidade de sua desestatização”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.