ABI - Liberdade de imprensa
DECISÃO

Ministério da Saúde desaconselha cloroquina em nota à CPI

O ministério afirma que alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos no tratamento da covid-19.

15/07/2021 13h09Atualizado há 2 semanas
Por: Fernanda Souza
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

Em nota técnica enviada à CPI da Covid, o Ministério da Saúde afirma que cloroquina e hidroxicloroquina não têm eficácia no combate à covid-19 e não são recomendadas para este fim. Além disso, a pasta informou que esses medicamentos não estão em avaliação para indicações ao tratamento da doença. 

O ministério afirma que alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos nos pacientes hospitalizados, “não devendo ser utilizados”.

Além da cloroquina, estão na lista a azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. O ministério também informou que a ivermectina não possui evidência científica.

O documento é uma nota técnica da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema de Saúde) e foi entregue como resposta a um requerimento protocolado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que solicitou informações sobre protocolos e diretrizes sobre o enfrentamento da pandemia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.