ABI - Liberdade de imprensa
EDUCAÇÃO

Instituto oferece 292 bolsas de estudos para o ensino médio

Critérios de participação leva em consideração alto desempenho escolar e baixas condições socioeconômicas dos alunos do 9º ano.

02/09/2021 15h23Atualizado há 3 semanas
Por: Fernanda Souza
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

O Instituto Somos inicia o período de inscrições para as 292 bolsas de estudos no ensino médio. Participantes podem cursar os três anos em uma das 110 escolas parceiras da rede, distribuídas por 14 estados no país. Participantes terão até o dia 19 de setembro para concluírem a candidatura através da página do programa.

Para se inscrever o aluno deverá estar matriculado no 9º ano do ensino fundamental 2 das escolas públicas e ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos do ano vigente.

Quem se interessar, pode acessar o site para preencher a ficha de inscrição e responder ao questionário socioeconômico e enviar dois vídeos: o primeiro que fale sobre a história do candidato e segundo vídeo sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem. O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias:

•        Análise socioeconômica;
•        Avaliação acadêmica online;
•        Entrevista online com voluntários do Instituto;
•        Entrevista com alunos e responsável pela escola selecionada.

Os candidatos aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2022 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.

Além de fornecer materiais didáticos e complementares, a iniciativa conta com o programa de mentoria formado por voluntários. Mais de 790 já participaram do programa, totalizando mais de 6.400 horas de voluntariado. Neste ano, 183 voluntários estão orientando alunos do 1º e do 3º ano do ensino médio, ajudando a desenvolver habilidades socioemocionais e a planejar o futuro e a carreira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.