ABI - Liberdade de imprensa
CULTURA

Exposição com obras de Eliana Kertész ganha versão virtual

Curador da exposição, Gringo Cardia ressaltou que o trabalho da baiana reforça um discurso de liberdade.

02/09/2021 16h25
Por: Fernanda Souza
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

A exposição “Fartura e Abundância” montada com obras da artista plástica Eliana Kertész ganhou uma versão virtual com uma experiência 360º. O site pode ser acessado desde o dia (02/09) e ficará disponível por tempo indeterminado.

Antes, as obras da artista estavam expostas no Palacete das Artes no bairro da Graça, em Salvador, desde dezembro de 2019. A exposição, contudo, precisou ser interrompida em razão das medidas restritivas causadas pela pandemia. “A exposição interrompida antes do previsto pela pandemia, encontramos esse formato de eternizar e manter a mostra aberta virtualmente”, explica Chico Kertész, filho da artista, sobre a decisão de criar o formato virtual da exibição.

A exposição dá destaque à marca registrada de Eliana. Símbolo de Salvador, as ‘gordinhas’ ganharam destaque na mostra, com esculturas das mais variadas formas e tamanho. A exposição conta ainda com vídeos e depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida de Eliana. Desde abril deste ano, uma das peças esculpidas pela artista está dando as boas vindas a quem passa pelo aeroporto de Salvador. A obra, que celebra a vida das mulheres brasileiras, completou vinte anos.

Curador da exposição, Gringo Cardia ressaltou que o trabalho da baiana reforça um discurso de liberdade. “O parâmetro principal da vida dela era a liberdade. Vivemos no momento que temos que ter liberdade e ela era uma pessoa sem culpa, dizia que não era certinha, que não era boba, que adorava o imperfeito. Quando você quer a perfeição, você vira um robô. É uma exposição sobre o amor, sobre a vida”, afirmou em entrevista à Rádio Metropole, à época do lançamento da exposição.

Eliana Kertész faleceu em 2017, e deixou um importante legado para Salvador, cidade em que atuou também como vereadora. Entre uma das suas obras mais famosas está o monumento “Meninas do Brasil, conhecido como as “Gordinhas de Ondina”, que se tornou ponto turístico da capital da Bahia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.