ABI - Liberdade de imprensa
EDUCAÇÃO

Secretaria da Educação lança sistema digital para certificação dos ensinos Fundamental e Médio

No novo sistema, os interessados não precisam se deslocar até uma unidade certificadora para levar documentação e fazer o agendamento.

09/10/2021 10h13Atualizado há 2 semanas
Por: Fernanda Souza
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, na sexta-feira (08/10), em live no Canal Educação Bahia, do Youtube, a CPA Digital, o novo sistema de gestão e certificação da Comissão Permanente de Avaliação. A iniciativa permite que os interessados possam se inscrever e agendar os exames nas unidades certificadoras e, se aprovados, receberem o certificado de conclusão das etapas do Ensino Fundamental ou Médio. Para se inscrever, os candidatos à certificação devem acessar o endereçocpadigital.educacaobahia.com.br.

No novo sistema, os interessados não precisam se deslocar até uma unidade certificadora para levar documentação e fazer o agendamento. Também podem acompanhar a análise da documentação e o resultado das provas. Caso não seja bem sucedido, o candidato poderá repetir o processo quantas vezes precisar, de forma gratuita, até a obtenção do certificado. E para a preparação, são disponibilizados no mesmo endereço eletrônico os conteúdos de aprendizagem.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou sobre a modernização do processo de certificação da Educação Básica. “A nossa ideia foi aumentar a eficiência na certificação por meio da informatização dos processos. Isso proporciona que possamos ampliar o alcance para as pessoas que têm o perfil do público da CPA, no caso, mais de 15 anos para a certificação do Ensino Fundamental e mais de 18 anos para a certificação do Ensino Médio, garantindo uma política pública para o aumento da escolaridade”.

Para solicitar a realização do exame, o candidato deve acessar oCPA Digitale fazer seu cadastro para obter login e senha. Dentro do sistema deve preencher o questionário socioeconômico, dados pessoais, indicar o tipo de exame desejado e anexar os documentos. Após análise e validação (se a documentação estiver adequada), a SEC irá liberar o ambiente de agendamento.

No dia da aplicação dos exames, o candidato precisará se deslocar até a unidade certificadora escolhida para realizar os exames e depois poderá acompanhar e receber informações no sistema, inclusive o Certificado Digital, caso seja aprovado.

CPA

A Comissão Permanente de Avaliação são exames de certificação aplicados pela SEC que possibilitam a qualquer pessoa que não concluiu uma ou mais etapas da Educação Básica finalizar os seus estudos sem precisar se matricular em uma escola.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.