ABI - Liberdade de imprensa
OPERAÇÃO

Secretários municipais são alvo de operação de combate à corrupção e desvio de recursos públicos

O número de investigados e as idades não foram informados.

18/11/2021 19h58
Por: Fernanda Souza
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional Zona da Mata, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18/11) a operação "Phythyum", de combate a corrupção e desvios de recursos públicos que deveriam ser utilizados prioritariamente para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no município de Palma.

Conforme divulgado pelo órgão, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão em residências particulares e em órgãos públicos da cidade nos quais os investigados trabalham ou estão vinculados. O número de investigados e as idades não foram informados.

Além disso, foram deferidos 2 pedidos cautelares de afastamento do cargo e proibição de qualquer tipo de contato em contra 2 secretários municipais. Os nomes não foram divulgados, a princípio.

Participam da operação desta quinta-feira (18/11) agentes e servidores do Gaeco, 27 policiais civis, 24 policiais militares e 3 promotores de Justiça.

Investigações

As investigações foram iniciadas pela Promotoria de Justiça de Palma, através de denúncias que afirmavam que diversos servidores públicos municipais receberam, indevidamente, valores superiores aos salários e que teriam repassado os valores para agentes políticos municipais. A prática é conhecida como “rachadinha”.

"As verbas estariam sendo creditadas, juntamente com remuneração, com a rubrica de gratificação Covid-19", citou o MP.

As investigações apontaram ainda que outras remunerações, sem fundamento legal, estavam sendo utilizadas para depósitos nas contas dos servidores municipais para posterior devolução.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.