Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, da Serasa Experian, revelam que aumentou 15,% em novembro deste ano a busca das empresas por empréstimos. No último levantamento, que compara o resultado atual com o desempenho do mesmo período do ano passado, o único segmento com variação positiva foram as micro e pequenas empresas, com expansão de 16,7%. Nos empreendimentos de porte médio, houve recuo de 7,4%. As grandes empresas foram ainda mais cautelosos, reduzindo a busca por dinheiro em 9,6%.
As atividades de Serviços foram as que mais demandaram crédito no mês passado, com 25,4%. Indústria e comércio tiveram alta 9,3% e 5,8%. Regionalmente, o Nordeste encabeçou o avanço em novembro (18,2%), tendo em seguida Sudeste (17,0%), Norte (15,8%), Sul (13,1%) e Centro-Oeste (7,7%).
“A fim de manter as contas em dia e reforçar os estoques para as vendas de final de ano, por exemplo, as empresas de menor porte passaram a utilizar ainda mais as linhas de crédito. Além disso, desde o início da pandemia, o governo tem incentivado o uso desse recurso financeiro de diferentes formas”, afirmou Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Mín. 15° Máx. 27°