ABI - Liberdade de imprensa
COVID-19

Dados do Ministério da Saúde estão fora do ar há 20 dias

O site e sistemas do ministério foram invadidos no último dia (10/12).

31/12/2021 06h30
Por: Fernanda Souza
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

Os bancos de dados do Ministério da Saúde com as informações de casos de Covid-19 permanecem indisponíveis 20 dias após o ataque hacker à pasta. O site e sistemas do ministério foram invadidos no último dia (10/12), o que deixou o ConecteSUS, aplicativo que comprova a vacinação, fora do ar por duas semanas. 

As informações da Covid estavam agrupadas no Open DataSus, plataforma mantida pelo Ministério da Saúde com diversos bancos de dados. Dentre esses bancos de dados está o Sivep-Gripe, que reúne todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Graves (SRAG) registrados no Brasil em 2020 e 2021, desde o início da pandemia. A Covid-19 causa a SRAG, entre outros problemas, e matou 619 mil brasileiros até a quinta-feira (30/12).

Esse conjunto de registros traz informações detalhadas sobre cada caso, como a idade do paciente, os sintomas, se a pessoa foi vacinada e se morreu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.