Quinta, 19 de Maio de 2022
17°

Poucas nuvens

Teixeira de Freitas - BA

Política e Poder DEPOIMENTO

CE ouve nesta semana envolvidos em suspeitas de corrupção no MEC

Eles são acusados de integrar um suposto gabinete paralelo, responsável por direcionar recursos a prefeitos indicados por pastores.

25/04/2022 às 20h33
Por: Fernanda Souza
Compartilhe:
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

A Comissão de Educação vai ouvir na quarta-feira pelo menos três pessoas citadas em depoimentos como participantes do esquema de beneficiamento indevido no Ministério da Educação envolvendo pastores. Um dos convidados é o prefeito do município maranhense de Centro Novo, Júnior Garimpeiro, responsável por organizar um encontro de prefeitos do estado com o então ministro Milton Ribeiro. O segundo é Darwin Lima, consultor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, acusado de ser dono de uma empresa de engenharia contratada por prefeituras que recebem dinheiro do próprio FNDE, em valores que podem chegar a 2 milhões e meio de reais. O autor do pedido de requerimento, senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, as duas atividades são incompatíveis e devem ser explicadas.

 O nome dele condiz com a teoria evolucionista, só que numa situação distinta: a evolução da categoria de consultor para estar na outra ponta, como representante de uma empresa de construção civil, recebendo a partir da consultoria para a qual ele prestou o serviço público. É a teoria evolucionista numa nova versão do século XXI.  Então, é sobre isto que a gente quer saber aqui, a explicação sobre ele.

Também foi convidada a dar explicações para a comissão, Nely Jardim, que atuava como uma espécie de assessora do pastor Arilton Moura, segundo relatou o prefeito de Boa Esperança do Sul, em São Paulo, José Manoel de Souza.

Ele falou: "Prefeito, o Brasil é muito grande, nós temos mais de 5,6 mil municípios. Não dá para ajudar todos os municípios. Eu consigo te ajudar com uma escola profissionalizante. Eu faço um ofício agora. Eu chamo a Nely..." Nesse meio tempo, a Nely estava ali. "Eu chamo a Nely, você assina o ofício, eu já coloco no sistema e, em contrapartida, você deposita R$40 mil na conta da igreja evangélica.

Na quinta-feira, serão ouvidos os ex-servidores comissionados do MEC, Odimar Barreto e Jorge Guilherme Souza, além de Luciano Musse e Crezus Ralph, apontados como mediadores dos repasses do FNDE. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teixeira de Freitas - BA Atualizado às 22h04 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

Sex 28°C 13°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 27°C 17°C
Seg 26°C 17°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes