Quinta, 19 de Maio de 2022
17°

Poucas nuvens

Teixeira de Freitas - BA

Política e Poder CORRUPÇÃO

Operação para combater a corrupção no sistema prisional é realizada

Foi salientado que está sendo investigada a existência de um complexo esquema criminoso formado por policiais penais, agentes penitenciários, agentes públicos, presidiários, entre outros.

29/04/2022 às 17h42
Por: Fernanda Souza
Compartilhe:
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou na manhã desta sexta-feira (29/04) a Operação "O Mecanismo" com o objetivo de combater a corrupção no sistema prisional, tráfico de drogas e associação para o tráfico na Zona da Mata.

A ação foi realizada pelo MPMG, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Polícia Militar (PM).

A operação é destinada a apurar e reprimir a prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, concussão, prevaricação em forma especial, associação criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas.

O MPMG salientou que está sendo investigada a existência de um complexo esquema criminoso formado por policiais penais, agentes penitenciários, agentes públicos, presidiários e terceiras pessoas ainda não totalmente identificadas.

O grupo era responsável por promover o ingresso de drogas, demais materiais ilícitos e de aparelhos celulares no interior de estabelecimentos prisionais situados na Zona da Mata mineira, mediante o pagamento de propina e favores indevidos.

A operação realizou o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária, bem como ao afastamento do cargo de dois agentes públicos. Um policial penal e outra pessoa foram presos em flagrante delito durante as buscas, em razão da apreensão de munições e de porções de cocaína.

O Ministério Público informou ainda que, até o momento, também foram apreendidos aparelhos eletrônicos diversos, tais como aparelhos celulares e notebooks, documentos, além de R$ 35.000 em dinheiro.

Durante as buscas ocorridas na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires e no Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu III) as equipes localizaram e apreenderam aparelhos celulares dentro das celas.

São alvos das diligências servidores públicos, dentre os quais se destacam três policiais penais, indivíduos que se encontram presos e também pessoas relacionadas a eles.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teixeira de Freitas - BA Atualizado às 21h24 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

Sex 28°C 13°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 27°C 17°C
Seg 26°C 17°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes