Quinta, 19 de Maio de 2022
17°

Poucas nuvens

Teixeira de Freitas - BA

Política e Poder FRAUDE

PF deflagra operação contra fraude a licitações e corrupção

A investigação é desdobramento da operação MedCruz, deflagrada em 2020.

04/05/2022 às 20h25
Por: Fernanda Souza
Compartilhe:
 Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (04/05), a Operação Vaicrá, contra fraude em licitações para aquisição de gêneros alimentícios voltados para a merenda escolar nos municípios de Cruzeiro/SP, entre os anos de 2017 a 2021, e Lavrinhas/SP, entre os anos de 2017 e 2018, bem como corrupção de agente público.

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP e de Mairiporã/SP, nas residências dos sócios e nas sedes das empresas investigadas, além de medidas de constrição patrimonial.

Ao todo, 29 policiais participam das diligências. As determinações judiciais foram expedidas pela 1ª Vara da Subseção Judiciária de Guaratinguetá/SP.

A investigação é desdobramento da Operação MedCruz, deflagrada em 21/5/2020, que apurava irregularidades na contratação e na execução de contratos de gestão na área da saúde firmados entre a Prefeitura de Cruzeiro/SP e uma organização social.

A partir dos elementos de prova colhidos quando da deflagração da Operação MedCruz, desvelou-se a ocorrência de outros delitos, diversos dos apurados na investigação inicial, mas também relacionados a fraude a licitações, tendo como viés principal a manipulação de orçamentos, simulação de competitividade, direcionamento dos processos de seleção e escolha, além de possíveis contratações sem licitação justificadas falsamente como emergenciais.

Os sócios das empresas investigadas são suspeitos também do pagamento de vantagem ilícita a servidor público da Prefeitura Municipal de Cruzeiro/SP, já afastado de suas funções por decisão judicial, por ocasião da deflagração da Operação MedCruz.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitações (artigo 90 da Lei 8.666/93, atualmente tipificado no artigo 337-F do Código Penal e artigo 96 da Lei 8.666/93, atualmente tipificado no artigo 337-L do Código Penal), corrupção ativa (artigo 333 do Código Penal), corrupção passiva (artigo 317 do Código Penal) e associação criminosa (artigo 288 do Código Penal).

O nome da operação faz alusão ao nome hebreu do Levítico, terceiro livro da bíblia hebraica e do antigo testamento cristão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teixeira de Freitas - BA Atualizado às 21h03 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

Sex 28°C 13°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 27°C 17°C
Seg 26°C 17°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes