Quinta, 19 de Maio de 2022
16°

Poucas nuvens

Teixeira de Freitas - BA

Política e Poder DECLARAÇÃO

‘Quem tem a verdade vai vencer a batalha’, diz Lula sobre vitórias na Justiça

Lula lembrou as mais de duas dezenas de vitórias em diversas instâncias da Justiça.

04/05/2022 às 20h30
Por: Fernanda Souza
Compartilhe:
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

Em entrevista à rádio CBN de Campinas (SP), nesta quarta-feira (04/05), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que quer discutir a Operação Lava Jato e suas consequências para a população brasileira. Lula lembrou as mais de duas dezenas de vitórias em diversas instâncias da Justiça e destacou o saldo da operação, que deixou mais de 4,4 milhões de desempregados, além de quebrar a indústria de engenharia do país.

“Eu não quero escapar desse assunto, eu não quero fugir. Aliás, eu quero discutir esse assunto, mesmo sabendo que não é um assunto prioritário. Veja, nós provamos em 20 e poucos processos que o ex-juiz Moro era um mentiroso, que o ex-procurador Dallagnol era um mentiroso, que essas pessoas montaram uma farsa política, utilizando a Justiça na perspectiva de tentar me destruir”, disse Lula.

O ex-presidente também citou algo que disse durante o primeiro depoimento que deu para Moro no âmbito da Lava Jato em Curitiba, em setembro de 2017.

“Aconteceu aquilo que eu previa, quem tem a verdade dentro de si, vai vencer a batalha. Você está lembrado que no primeiro depoimento que eu fui fazer com o juiz Moro eu falei ‘olha, vocês estão condenados a me condenar porque vocês já mentiram demais e a desgraça de quem conta a primeira mentira é que continua mentindo o resto da vida para justificar a primeira’”, destacou.

Autocrítica da imprensa

Lula afirmou também que o resultado de todos os processos, incluindo o parecer do Conselho de Direitos Humanos da ONU, divulgado na semana passada, mostra que parte da imprensa, que comprou e propagou o discurso de Moro e Dallagnol, deveria fazer sua própria autocrítica.

“O mais grave é que ele não enganou só a sociedade brasileira, ele enganou a imprensa, que foi estimulada a veicular, todo santo dia, as mentiras contadas por ele e pelo Dallagnol. Ou seja, uma parte da imprensa transformou em verdade as mentiras. Agora, o que eu acho que deveria acontecer é que poderiam pedir desculpas por ter sido enganados pelo Moro e pelo Dallagnol, pela equipe da Lava Jato, pedir desculpas ao povo brasileiro pela insensatez”, afirmou o ex-presidente.

Esse pedido de desculpas, segundo Lula, não deveria se dar apenas pelos efeitos para sua própria vida, mas também pelas consequências nefastas que trouxeram para o Brasil como um todo.

“O saldo que ficou da Lava Jato foram 4,4 milhões de pessoas desempregadas, foi a quebradeira da indústria de engenharia brasileira. Mais de 170 bilhões de reais que deixaram de ser investidos no setor produtivo deste país e mais de 58 bilhões que deixaram de ser arrecadados. Esse é o saldo, porque as pessoas que roubaram e delataram continuam ricas, ficaram com metade do roubo, ou seja, a Lava Jato legalizou o roubo”, criticou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teixeira de Freitas - BA Atualizado às 22h26 - Fonte: ClimaTempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

Sex 28°C 13°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 27°C 17°C
Seg 26°C 17°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes