Quinta, 19 de Maio de 2022
16°

Poucas nuvens

Teixeira de Freitas - BA

Política e Poder FRAUDE EM LICITAÇÃO

Polícia Civil realiza operação para combater fraudes em licitações

Organização criminosa visava obter lucro e prejudicar a concorrência na contratação de empresas para locação de veículos.

06/05/2022 às 15h16
Por: Fernanda Souza
Compartilhe:
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

A Polícia Civil realiza na manhã desta sexta-feira (06/05) a "Operação Delaminados", que vai cumprir 14 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais de Pessoas Físicas e Jurídicas, e de pessoas a eles relacionadas, que agiam em conjunto para fraudar a concorrência em licitações para a contratação de empresas para locação de veículos para as Centrais De Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem).

A operação está sendo realizada pelo Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD), com apoio do Departamento geral de Polícia Especializada (DGPE). Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada, com atuação da 2ª Promotoria Especializada de Investigação Penal, e o Inquérito apura a presença de fortes indícios de uma estrutura organizada de empresas de fachada, com divisão de tarefas, para cometimento de diversos crimes de fraude à licitação em desfavor de diferentes órgãos da Administração Pública.

Durante as investigações, foi constatado que as empresas alvos da operação figuravam em outros procedimentos policiais, nos quais também apuram-se os crimes de fraude em licitações e organização Criminosa, atuando em conluio e com o mesmo modus operandi, determinando a apuração conjunta do crime de organização criminosa e dos delitos por ela praticados.

A partir de Relatório elaborado pela Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE), foram detectadas possíveis fraudes, em três pregões eletrônicos para locação de veículos automotores, veículos blindados e veículos do tipo Pickups, que contou com a participação de diversas empresas, com contratações no valor total de aproximadamente R$ 4.500.000,00.

Com a deflagração da operação, a polícia espera obter elementos de informação, a partir da apreensão de documentos, contratos, telefones celulares e demais equipamentos eletrônicos de interesse para a investigação.

Um dos alvos foi preso em flagrante por posse de munições de calibre permitido. Os agentes encontraram na residência dele 129 munições e três carregadores. Nos endereços visitados pelos policiais, foram apreendidos também sete aparelhos de telefone celular, três pendrives e diversos documentos, além de relógios e joias.

A Ceasa e o Ipem foram contatados, mais ainda não responderam aos questionamentos, já o Inea informou que não tem ciência do conteúdo da investigação, pois não foi instado a se manifestar ou citado formalmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teixeira de Freitas - BA Atualizado às 22h26 - Fonte: ClimaTempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

Sex 28°C 13°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 27°C 17°C
Seg 26°C 17°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes