Policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão em Sorocaba (SP) durante uma operação da Polícia Federal, na última terça-feira (17/12). A ação também foi realizada na capital e em Curitiba e Piraquara (PR).
Conforme a PF, a "Operação Simetria" tem o objetivo de combater crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à gestão de contratos públicos de saúde.
As investigações relevaram que o Secretário de Saúde de Piraquara teria recebido pagamentos irregulares de empresas controladas pelo Diretor do INCS, que é uma organização social responsável pela gestão da UPA de Piraquara.
Esses pagamentos foram destinados ao escritório de advocacia do Secretário, sem justificativa de serviços prestados, como forma de garantir a renovação do contrato da organização com o município.
Durante a operação, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos: um em Piraquara, um em Curitiba e um em Sorocaba. Além disso, o Secretário de Saúde foi afastado do cargo, e valores em contas bancárias e bens foram apreendidos.
Ainda segundo a PF, os mandados recolheram eletrônicos e documentos para comprovar os desvios e a ocultação de patrimônio, além de mapear as relações entre o Secretário de Saúde, o INCS e outras empresas ou pessoas ligadas ao esquema.
Caso as acusações sejam confirmadas, os envolvidos poderão ser processados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Sensação
Vento
Umidade