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Política e Poder CORRUPÇÃO

Licitação de publicidade dos Correios levanta fortes suspeitas de favorecimentos

As finalistas da licitação milionária dos Correios têm elo com escândalos envolvendo o PT no passado.

27/03/2025 08h17 Atualizada há 4 semanas
Por: Vanderlei Filho
FOTO/REPRODUÇÃO
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Em um cenário que levanta sérias preocupações sobre a transparência e integridade de processos licitatórios, a recente licitação de publicidade dos Correios tem chamado atenção. Das 37 empresas que  participam do processo licitatório, 33 foram desclassificadas, restando apenas quatro, todas com envolvimentos em escândalos no passado. O contrato, que pode alcançar a soma impressionante de R$ 380 milhões.

A previsão dos Correios é concluir na primeira semana de abril, a licitação para gastar por ano com publicidade. A estatal divulgou em 13 de março os nomes das quatro agencias finalistas. Três delas tem  ligação com algum escandalo do passado envolvendo o PT (Partido dos Trabalhadores).

A licitação milionária está sendo realizada em um momento ruim para os Correios financeiramente. A empresa fechou 2024 com um rombo de R$ 3,2 bilhões,  o segundo ano do governo do presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) foi o pior da história para as estatais. Só  em janeiro de 2025 o rombo estimado da estatal federal foi de R$ 424 milhões.

Conforme apurou a nossa equipe de reportagem as empresas finalstas são:

Cálix Comunicação e Publicidade Ltda

Filadelfia S.A.

Puxe Comunicação Ltda.

Jotacom Comunicação e Publicidade Ltda.

Das quatro empresas citadas acima, Cálix, Filadelfia Comunicação e Puxe tiveram, em algum momento do passado, alguém ligado ou citado em um escandalo envolvendo o PT, partido do presidente Luiz Inacio Lula da Silva.

As quatro empresas que ainda permanecem na disputa não vêm com um histórico impecável. Todas elas têm laços com escândalos financeiros ou administrativos que colocam em xeque a sua integridade e a idoneidade do processo como um todo. A preocupação é que a escolha de empresas com passados questionáveis possa indicar um possível favorecimento e, em última instância, um impacto negativo na utilização dos recursos públicos, pois as empresas  citadas acima, Cálix, Filadelfia Comunicação e Puxe tiveram, em algum momento do passado, alguém ligado ou citado em um escandalo envolvendo o PT.

Nas proximas reportagens o Zero Hora News vai mostrar quais escandalos elas estiveram envolvidas e os desdobramentos das iinvestigações.

O processo está  na etapa de analise dos recursos das agencias desclassificadas. Caso algum seja aceito, o certame pode se estender para além dos primeiros 15 dias de abril.

É importante salientar que nenhuma das quatro agencias finalistas está entre as maiores do pais, segundo ranking do Meio & Mensagem. Foram 37 participantes, das 33 desclassificadas, quatro estão entre as maiores do pais, que são:

Propeg Comunicação Ltda.

Artplan Comunicação S.A.

Ogilvy & Mather Brasil Comunicação Ltda.

DPZ Comunicação Ltda.

Outro fato que tem chamado a atenção é o valor exessivo da licitação no montante de R$ 380 milhões destinado a publicidade, pois tem gerado várias controvérsias adicionais. Em um momento em que o Brasil enfrenta desafios socioeconômicos significativos, muitos questionam se esse investimento exorbitante em publicidade é a prioridade correta para uma empresa estatal como os Correios, empresa essa que é uma das mais conhecidas do Brasil. Críticos argumentam que esses recursos poderiam ser melhor alocados em áreas que beneficiam diretamente os cidadãos, como infraestrutura e outros serviços essenciais.

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