WhatsApp

73 99859-0076

ABI - Liberdade de imprensa
Alerta Covid-19

Contaminação está passando das ruas para dentro das casas, alerta OMS

Essa fase do novo coronavírus reforça a necessidade do isolamento social e da realização de testes em todos os casos suspeitos

30/03/2020 14h29
Por: Valeria Alves
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez, nesta segunda-feira (30/03), um alerta preocupante: a transmissão do novo coronavírus está saindo das ruas para dentro das famílias, em diversas partes do mundo. Isso reforça a necessidade do isolamento social e da realização de testes em todos os casos suspeitos.

O diretor-executivo da entidade, Michael Ryan, lembrou também que devem ficar em quarentena em casa todos aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas. As informações são do G1.

Apesar da eficácia como medida de prevenção, apenas o distanciamento social não é suficiente para superar essa crise. Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, ressaltou que os governos precisam garantir o bem-estar das pessoas que perderam sua renda e precisam de comida, saneamento básico e outros serviços essenciais.

Outro alerta do diretor-geral da OMS é sobre o risco de aumento do número de mortes evitáveis. “Surtos anteriores demonstram que, quandos os sistemas de saúde são sobrecarregados, as mortes devido a condições evitáveis e tratáveis pela vacina aumentam drasticamente”, destacou.

Ghebreyesus recomendo ainda que os governos mantenham campanhas de vacinação, serviços de pré-natal e atendimentos da saúde da família. Mesmo porque, conforme explicou, os bebês continuam nascendo, as vacinas precisam ser entregues e as pessoas precisam de tratamento pra diversas outras doenças.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.