WhatsApp

73 99859-0076

ABI - Liberdade de imprensa
Abuso De Poder

Morte de homem negro asfixiado por policial branco causa indignação nos EUA

Filmagem feita por uma testemunha mostra a vítima no chão e o agente com os joelhos sobre o seu pescoço

27/05/2020 15h14
Por: Valeria Alves
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

A morte de um homem negro em Minnesota, nos Estados Unidos, causou uma onda de indignação depois da divulgação de um vídeo que mostra um policial branco ajoelhado no pescoço dele.

Segundo o site da BBC Brasil, as imagens, colhidas na segunda-feira (25/05), mostram George Floyd, de 40 anos, reclamando e dizendo repetidamente: “Não consigo respirar”. ​

Pouco depois, ele parece não se mexer, antes de ser colocado em uma maca e transferido para uma ambulância.

O episódio lembra o que aconteceu com Eric Garner, um negro que morreu ao ser preso em 2014 em Nova York. Garner repetiu “Não consigo respirar” 11 vezes.

Polícia chama o caso de ‘incidente’

De acordo com a BBC Brasil, o FBI juntou-se à investigação dos eventos, informou o Departamento de Polícia de Minneapolis (MPD, na sigla em inglês) em comunicado na terça (26/05).

Além disso, o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, disse no Twitter na segunda-feira que “quatro policiais do MPD envolvidos na morte de George Floyd foram demitidos”.

A polícia local disse em comunicado que Floyd morreu “após um incidente médico durante uma interação policial”.

A polícia estava respondendo a uma chamada dizendo que um homem tentava usar cartões falsos em uma loja de conveniência.

Dois policiais localizaram o suspeito em um veículo. Segundo eles, ele “parecia estar intoxicado”. Eles ordenaram que saísse do veículo, mas o homem resistiu, segundo a versão da polícia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.