WhatsApp

73 99859-0076

ABI - Liberdade de imprensa
Contaminação

Escolas da Bahia estão passando por reformas físicas para retomada do ano letivo

O governador Rui Costa (PT) informou que também está aplicando testes em alunos e professores, contudo disse que não há previsão para retorno das aulas

03/08/2020 12h18
Por: Valeria Alves
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

Pensando na retomada do ano letivo, suspenso devido à pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19, o governo da Bahia começou a realizar obras nas estruturas físicas das escolas do estado.

Conforme informou o governador Rui Costa (PT) nesta segunda-feira (03/08), além das intervenções nas unidades, testes para detectar o vírus também estão sendo aplicados em alunos, professores e diretores.

“Nós já fizemos em três cidades: Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. Em duas das cidades nós encontramos 10% da população estudantil e professores já com positivo. Dez vezes acima da média da contaminação da cidade. Vamos fazer essa semana Jequié, Itabuna e Ilhéus. Queremos ver o perfil de contaminação”, afirmou.

O chefe do Executivo estadual explicou ainda sobre as demais intervenções que estão sendo adotadas como parte do planejamento para retomar o ano letivo de 2020, que deve seguir até fevereiro do próximo ano, com aulas previstas para ocorrerem em todos os sábados, a partir da reabertura das escolas.

“Estamos revisando toda instalação sanitária dos banheiros e acrescentando lavabos na área externa ou no pátio, instalando lugares para passar álcool. Quando os alunos voltarem, vai ter mais pias para lavar as mãos. E provavelmente vamos dividir a turma em duas para garantir o distanciamento social. Sempre existiria uma carteira vazia entre um aluno e outro. E uso obrigatório de máscara por todos”, disse.

Também está em andamento o processo de instalação de banda larga em todas as unidades, segundo o governador. A estratégia visa sobretudo beneficiar os estudantes que residem na zona rural. “Vão poder baixar no celular e, em casa, executar as tarefas. Vai ter tudo carregado no celular”, declarou Rui, acrescentando, contudo, que não há previsão de quando as aulas serão retomadas presencialmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.