WhatsApp

73 98840-9200

ABI - Liberdade de imprensa
GRANDE RISCO

Nova variante do coronavírus pode ter sido encontrada nos EUA, afirma governo

Segundo país, 'nova versão' da doença é mais transmissível, o que poderia justificar a agressiva disseminação do vírus

09/01/2021 11h46
Por: Valeria Alves
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

Uma nova variante do novo coronavírus pode ter sido identificada nos Estados Unidos, conforme anunciou a força-tarefa da Covid-19 na Casa Branca. De acordo com a CNN Brasil, relatórios enviados aos estados em 3 de janeiro alegam que a “nova versão” da doença é mais transmissível, o que poderia justificar a agressiva disseminação do vírus.

“Esta onda de outono/inverno tem sido quase o dobro da taxa de aumento de casos em comparação com a primavera/verão. Essa aceleração sugere que pode haver uma variante dos EUA que evoluiu aqui, além da variante do Reino Unido que já está se espalhando em nossas comunidades e pode ser 50% mais transmissível ”, dizem relatórios.

Após a divulgação, a força-tarefa solicitou uma “mitigação agressiva (…) para combinar com um vírus muito mais agressivo”. No pedido, o governo pede que sejam incluídos a implementação do uso de “máscara facial eficaz (duas ou três camadas e bem ajustadas) e o distanciamento social restrito”.

“Os Estados Unidos permanecem em um alto patamar de 140-150.000 internações confirmadas e suspeitas de Covid por semana e 120-125.000 pacientes internados no total. Deterioração contínua significativa, da Califórnia ao Cinturão do Sol até o Sudeste, Meio Atlântico e Noroeste, apesar das baixas taxas de testes durante as férias, sugere uma disseminação agressiva da comunidade ”, completou o relatório.

Na última quinta-feira (07/01), conforme dados do Covid Tracking Project (Projeto de Rastreamento Covid), o país atingiu o recorde de 4.033 mortes pela doença em 24 horas. A previsão de especialistas é que a situação da pandemia fique ainda pior este mês.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.