WhatsApp

73 98840-9200

ABI - Liberdade de imprensa
TENSÃO

Partido Democrata apresenta pedido de impeachment contra Trump

Presidente dos Estados Unidos é acusado de incitar insurreição, após invasão de apoiadores extremistas ao Capítólio

11/01/2021 14h28Atualizado há 4 dias
Por: Valeria Alves
Foto/reprodução
Foto/reprodução

Membros do partido Democrata apresentaram nesta segunda-feira (11/01) um pedido de impeachment contra Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos é acusado de incitar uma insurreição. No último dia 6, trumpistas extremistas invadiram o Capitólio durante sessão do Congresso que validava a vitória de Joe Biden e Kamala Harris nas eleições presidenciais de 2020.

De acordo com informações mais cedo, representantes republicanos na Câmara dos Deputados rejeitaram o pedido da maioria democrata para que o vice-presidente Mike Pence acionasse a 25ª emenda. O dispositivo afastaria Trump da presidência do país.

Desde a semana passada, membros do Congresso americano pressionam pelo afastamento de Trump. A tensão é sobre o que ele pode fazer até que seu mandato termine, no dia 20 deste mês. A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, é um dos membros do Congresso que defende a saída do presidente.

Em carta enviada aos democratas na Casa, ela disse que, se Trump não deixar o cargo por vontade própria, o Congresso irá avançar com essa iniciativa. “Temos de fazer tudo para proteger o povo norte-americano deste assalto desequilibrado ao nosso país e à nossa democracia”, escreveu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.