ABI - Liberdade de imprensa
EX-PRESIDENTE

EUA não suportam ideia de Brasil ser protagonista e querem ‘lambe-botas’, diz Lula

O mesmo afirma que espera uma melhor relação com o governo Joe Biden

18/02/2021 15h33
Por: Valeria Alves
Foto/reprodução
Foto/reprodução

ex-presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos não suportam a ideia de o Brasil ser protagonista na política internacional. 

“No meu governo, é importante lembrar, que o Brasil tinha muita respeitabilidade na América Latina, na África, na União Europeia e construiu os Brics, junto com a China, Índia, Rússia e África do Sul”, afirmou. Diante deste cenário, o petista disse a preferência dos americanos é por um governo brasileiro subserviente. “Os americanos nunca vão aceitar que o Brasil seja protagonista. Então eles preferem um governo que seja capacho, que lambam as botas dele”, acrescentou.

Com o governo Joe Biden, Lula espera uma melhor relação do que a construída entre os governos de Donald Trump e Jair Bolsonaro. “Com relação ao Biden, tenho a expectativa que ele aja de forma mais civilizada com a América Latina, porque os americanos nunca gostaram da América Latina, sempre dão pouca atenção. Precisam acabar com essa palhaçada do bloqueio a Cuba, à Venezuela, e permitir que cada país viva a democracia do jeito que o povo compreende”, afirmou.

Para Lula, a política externa é uma “relação sagrada, de respeito, civilizada, de duas mãos, em que uma mão precisa da outra”.

“Espero que Biden haja assim com a América Latina, seja mais flexível, permita que os cubanos sejam livres definitivamente e que a Venezuela siga seu destino sem a intromissão dos americanos.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.