ABI - Liberdade de imprensa
COVID-19

Novo horário do toque de recolher entrou em vigor nesta segunda-feira

Decreto proíbe a circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos não essenciais das 20h às 5h

23/02/2021 00h01Atualizado há 2 semanas
Por: Fernanda Souza
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

A mudança no horário do toque de recolher na Bahia entra em vigor na segunda-feira (22/02) em todo o estado. Anunciada no domingo (21/02) pelo governador Rui Costa (PT), a alteração acontece em meio ao agravamento da situação da pandemia do novo coronavírus na Bahia e após o estado ultrapassar a marca de 80% de pessoas internadas na UTI com a doença.

A partir desta segunda, a restrição na circulação de pessoas nas ruas passa a valer das 20h às 5h e envolve 381 cidades baianas até o próximo dia 28 de fevereiro. A região oeste é a única exceção. A atualização do decreto foi publicada na noite de domingo em uma edição suplementar online do Diário Oficial do Estado (DOE).

Com a mudança, bares, restaurantes, lojas de conveniência e estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcoólicas deverão encerrar as atividades às 18h. O delivery de alimentos fica permitido até às 23h. Já o transporte metropolitano (ônibus, metrô, ferry-boat e lanchinhas) pode funcionar até as 20h30.

Conforme a decisão, o funcionamento do metrô acontecerá entre 5h e 20h30 e os últimos ônibus do transporte público deixarão as estações de transbordo às 21h30. Já no tráfego nas ruas, os últimos coletivos passarão às 20h30 e vão retornar às 4h30 do dia seguinte.

Além disso, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) estabeleceu novos horários para o funcionamento do sistema hidroviário. Os serviços do ferry-boat e das lanchinhas para Vera Cruz só funcionarão até às 19h. A frequência de saída das embarcações segue o quadro regular. O ferry iniciará as operações às 5h30 e as lanchas às 5h20.

Por causa da ampliação do decreto, os shoppings também alteraram o horário de funcionamento.

Antes da mudança no toque de recolher, 343 municípios baianos haviam sido integrados ao decreto. Com a alteração, 381 serão atingidas, com exceção da região oeste.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.