WhatsApp

73 98840-9200

ABI - Liberdade de imprensa
INVESTIGAÇÃO

STJ vai apurar se Lava Jato investigou ministros ilegalmente

Segundo informações do colunista Reinaldo Azevedo, o ofício foi assinado nesta sexta-feira

23/02/2021 00h15
Por: Fernanda Souza
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, abriu um inquérito para apurar se a Operação Lava Jato investigou ministros ilegalmente. Segundo informações do colunista do UOL Reinaldo Azevedo, o ofício foi assinado na última sexta-feira (19/02).

Conforme o documento, a Corte vai investigar “a tentativa de violação da independência jurisdicional e de intimidação dos ministros do Superior Tribunal de Justiça, bem como de outros do mesmo gênero eventualmente cometidos e cujas práticas sejam reveladas no curso da investigação”.

De acordo com o ministro, o inquérito foi instaurado por causa da suposta “existência — no teor das mensagens trocadas [conteúdo de mensagens apreendidas pela Operação Spoofing] — de tentativas de investigar e intimidar ministros do STJ por meio de procedimentos apuratórios ilegais e sem autorização do Supremo Tribunal Federal”.

Caso seja comprovada a investigação ilegal, os suspeitos devem responder criminalmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.