ABI - Liberdade de imprensa
CORRUPÇÃO

Ex-prefeito é alvo de operação do Gaeco por desvios e fraudes em licitações da coleta do lixo e locações de veículos

O pregoeiro favorecia empresas, muitas dessas criadas e administradas pelo contador do município.

14/05/2021 10h57Atualizado há 1 mês
Por: Vanderlei Filho
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

O ex-prefeito da cidade de Elesbão Veloso, distante 165 km da capital Teresina, Ronaldo Barbosa (PTB), foi alvo, nesta sexta-feira (14/05), de uma operação desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil dão apoio na ação.

A operação cumpre 13 mandados de busca e apreensão na casa do ex-gestor, do ex-pregoeiro Wilian Rodrigues e de outras pessoas. A ação têm o objetivo de desarticular um suposto esquema de desvios de recursos públicos e fraude em licitações.

Segundo a coordenadora do GAECO, promotora Débora Geane, foi mais de um ano de investigação que apuram crimes contra a administração pública envolvendo agentes políticos.

“As investigações tiveram como foco a cidade de Elesbão Veloso e teve início em 2020. A ação apura fraude a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa e há mandados sendo cumpridos na cidade e também em Teresina”, disse a promotora.

Segundo o promotor de justiça e integrante da Gaeco José William, os desvios aconteciam por meio de empresas de fachada que teoricamente ofereciam serviços de coleta de lixo, locações de veículos e obras. Estima-se que o valor desviado ultrapassa os R$ 10 milhões.

"O pregoeiro favorecia empresas, muitas dessas criadas e administradas pelo contador do município. Empresas de fachada, que não têm sede real, que passaram a receber recursos públicos de Elesbão Veloso e outros municípios da região", contou o promotor.

O promotor de justiça informou que a operação investiga pessoas físicas e jurídicas, suspeitos de lavagem de dinheiro e pagamento de propina para servidores públicos e familiares do ex-prefeito de Elesbão Veloso, José Ronaldo G. Barbosa (PTB).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.