ABI - Liberdade de imprensa
NOTA DE REPÚDIO

Sindicato emite nota de repúdio a gestão Marcelo Belitardo por tentativa de intimidação a Jornalista

As tentativas recorrentes de intimidação de jornalistas constituem-se na verdade em ameaça à própria democracia, que tem na liberdade de imprensa um de seus pilares.

03/06/2021 08h28Atualizado há 2 semanas
Por: Fernanda Souza
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

Em pleno dia mundial da imprensa (01/06), o jornalista e editor do portal de notícias Zero Hora News, Vanderlei Filho foi impedido de realizar uma cobertura dentro do setor de licitações da prefeitura municipal de Teixeira de Freitas. As imagens captadas pela equipe seriam usadas na preparação da matéria que abordaria um suposto favorecimento a uma determinada empresa que estava disputando a licitação. A proibição se deu de forma autoritária e covarde, pois a sessão foi suspensa e ao reiniciar o repórter foi impedido de forma truculenta por dois supostos seguranças sendo que um deles tentou intimidar a equipe se dizendo ser "Lúcifer irmão do capeta".

Ataques à imprensa e a seus profissionais, à liberdade de imprensa e à liberdade de expressão têm sido uma constante nos últimos anos. O cenário que se apresenta aos jornalistas é o de violação ao exercício da profissão, à independência na produção de notícias e de extrema violência contra a categoria.

O Sindcom (Associação dos comunicadores de Rádio, TV e publicidade do sul da Bahia)  se solidariza com o jornalista Vanderlei Filho e repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas no exercício da profissão. Espera-se que o prefeito Marcelo Belitardo esclareça se o autor da intimidação no caso, o suposto segurança, faz parte do quadro de contratados do munícipio e dê uma resposta à sociedade à altura do ato covarde de intimidação. 

As tentativas recorrentes de intimidação de jornalistas constituem-se na verdade em ameaça à própria democracia, que tem na liberdade de imprensa um de seus pilares.

O Sindcom cobram das instituições republicanas que protejam o direito da sociedade à informação. 

Contra esse tipo de situação, o Sindcom estará  sempre na linha de frente, colocando suas estruturas para atuar em favor dos jornalistas e do Jornalismo. Lembramos que Jornalismo não é crime, mas sim um bem público essencial à democracia.

O Sindicato ao se manifestar, reafirma sua defesa pela Imprensa Livre e pela Democracia. Pois a liberdade de imprensa é um dos pilares da Democracia. E dela jamais abriremos mão.

Relembre o caso

Gestão Marcelo Belitardo barra repórter de acompanhar licitação milionária do lixo em Teixeira

https://www.zerohoranews.com.br/noticia/9938/gestao-marcelo-belitardo-barra-reporter-de-acompanhar-licitacao-milionaria-do-lixo-em-teixeira

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.